Quem sou eu?

Olá, meu nome é Marlon Guimaraes, tenho 30 anos, carioca, e sou responsável pelo desenvolvimento e implementação estratégica global da área de gestão de crise, inteligência e continuidade de negócio na Booking Holdings Inc. (controladora de empresas como: Booking.com; Kayak.com; Agoda.com; OpenTable.com; Rental Cars e Priceline)
Trabalho com Gestão de Crise Corporativa e Operacional desde 2008 e não pretendo parar tão cedo.

IMG_7329.jpg

Apenas um profissional da área compartilhando suas opiniões para quem quiser ouvir (ler) e tirar suas próprias conclusões.

Sobre o autor

Estratégia & Gestão de Crise

Desde 2008, venho aprimorando minha experiência profissional no âmbito de Gestāo de Crises, Continuidade de Negócios e Segurança Internacional.


Formado em Relações Internacionais, MBA pela UERJ, realizei cursos de liderança em Crise em Harvard, cursos de Direito Internacional Público na Academia de Direito Internacional de Haia e participei de competições na área de Direitos Humanos na American University. Atualmente curso o mestrado em Relações Internacionais na King's College London.

Possuo certificações em Gestão de Crise (CMCS - Crisis Management Certified Specialist) pelo BCM (Business Continuity Management Institute de Singapura e Continuidade de Negócios (CBCP - Certified Business Continuity Profissional pelo DRI - Disaster Recovery Institute, NY).

Tive a oportunidade de trabalhar em multinacionais, como a Vale, Pinkerton, Control Risks/Visa, Booking.com, e desde 2017, moro na Holanda, e trabalho como Head Global de Gestão de Crise e Resiliencia, liderando o desenvolvimento e implementação estratégica em resiliência.

Tive a oportunidade de trabalhar em projetos na América Latina, África, Ásia e Oriente Médio. Possuo o desafio de desenvolver, implementar e garantir a identificação de riscos, com o objetivo de preparar e responder à qualquer eventualidade que coloque em risco os funcionários, operações, informação e reputação das empresas, as quais fazem parte do grupo Booking Holdings Inc.

Trabalhos realizados no exterior incluem:​

  • Palestras sobre Gestão de Crise e Segurança Corporativa em Londres, Holanda, Noruega, Brasil;

  • Treinamento de comitês de crise em sedes globais e operações;

  • Treinamento de equipes de resposta à emergência;

  • Desenvolvimento de Planos de Gestão de Crise;

  • Análises de risco na Nigéria, Quênia, Ghana, China, Coreia do Sul, Tailândia, México, dentre outros.

  • Plano de Gestão de Crise realizados para clientes atores de Hollywood, CEOs e Delegações Internacionais desportivas;

  • Experiência in loco: Brasil, Nigeria, Quenia, África do Sul, Omā, Malásia, México, Argentina, China, Ghana, EUA, Islândia, dentre outros.